Novos Testes da Covid-19 chegando aos Aeroportos

As viagens aéreas estão dando um passo gigantesco em direção à normalidade, graças a um rápido teste diagnóstico israelense Covid-19, que logo será implantado nos aeroportos europeus. Utilizado com sucesso em dois aeroportos europeus , o dispositivo portátil SpectraLIT recebeu a aprovação CE para venda em toda a União Europeia sob a Diretiva Europeia de Dispositivos Médicos. O SpectraLIT foi desenvolvido pela Newsight Imaging de Ness Ziona em colaboração com o ARC Innovation Center do Sheba Medical Center.

Juntos, eles estabeleceram o Virusight Diagnostic para comercializar o dispositivo barato. “À medida que as restrições de viagens são gradualmente suspensas, a inovação e a tecnologia continuarão a ser centrais para a recuperação da indústria”, disse Oren Sapir, presidente e CEO da ICTS Europe, uma empresa que possui quiosques Sentinel de autoatendimento em 120 aeroportos na Europa e América do Norte. “Pretendemos colaborar com o ICS para operar os testes. A ICTS tem experiência e uma ampla presença, enquanto nos concentramos na tecnologia ”, disse Rotem Sorek, gerente de marketing da Virusight.

A aprovação CE é para a primeira versão do teste, que custará alguns dólares. Um profissional treinado pegará uma amostra de cotonete e a inserirá na máquina SpectraLIT. Um espectrômetro em um chip exclusivo detecta vírus analisando os comprimentos de onda da luz na amostra. O algoritmo de inteligência artificial compara os resultados com os dados do teste de PCR químico “padrão ouro”. Uma leitura positiva ou negativa é dada em alguns segundos.

Sorek diz que a precisão do SpectraLIT em testes clínicos foi de 70-86 por cento. “No entanto, como estamos usando IA, nossos resultados vão melhorar constantemente à medida que adicionamos dados e temos acesso a big data – algo que não pode acontecer em um teste químico.” O algoritmo de IA também permite ao SpectraLIT distinguir entre alguém infectado com um vírus específico de alguém infectado com um vírus diferente ou de uma pessoa saudável. Além disso, o algoritmo pode ser ajustado para detectar todas as variantes do coronavírus SARS-CoV-2. “Enquanto o PCR detecta a variante, nosso algoritmo também a detecta”, diz Sorek, acrescentando que a empresa está desenvolvendo unidades SpectraLIT programadas para detectar outros tipos de patógenos. Veja mais no video.