O que é um oxímetro de dedo?

Oxímetro de dedo  é um equipamento médico que mede de modo indireto a quantidade de sangue que está transportando no corpo. O monitor do aparelho exibe a porcentagem de hemoglobina arterial. Sendo apropriado para o uso  enfermeiros, médicos, dentistas e fisioterapeutas para medir a oxigenação em relação ao tempo.

Por que medir o nível de oxigênio no corpo?

Caso você tenha algum problema respiratório ou pulmonar, muito provavelmente o nível de oxigênio do seu corpo será menor.

Quando a oxigenação fica muito baixa dificulta o corpo de trabalhar normalmente, sobrecarregando o coração eo cérebro. Nesse caso você pode precisar de oxigênio suplementar.

oxímetro de dedo irá ajudar a analisar a quantidade de oxigênio que precisa. Algumas pessoas precisam de mais oxigênio quando realizam alguma atividade que exerce algum esforço. Já outra pessoas precisam de oxigênio enquanto dormem.

Manutenção dos oxímetros de dedo

Em ambientes de centro cirúrgico é propenso que ocorra influências resultantes da alta frequência, emitidas dos bisturis elétricos. Nesse caso é indicado o uso de oxímetros que possuem isolamentos em seus circuitos.É recomendável que uma vez por ano deve se efetuar a calibração deste equipamento para não comprometer o funcionamento.

Exija sempre o selo de rastreabilidade do certificado de calibração. E fique atento a data de  validade padrão do oxímetro de dedo.

Existe uma infinidade de modelos de oxímetros para você escolher seja para o uso pessoal ou para hospitais e clínicas. Não deixe de conferir nossa categoria de oxímetros de dedo.

Fonte: Center Medical

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/16/farmacias-sao-joao-alcancam-a-marca-de-800-lojas/