Os 20 medicamentos mais prescritos no Brasil em 2022

De dezembro de 2021 e dezembro de 2022, a Close-Up International analisou que entre os 20 medicamentos mais prescritos no País, 15 foram na versão genérica

A fabricação e comercialização de medicamentos genéricos no Brasil completou 24 anos, e segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos de Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), com base em dados do IQVIA, estes medicamentos já respondem por 73,38% dos medicamentos usados para hipertensão, 78,66% para colesterol, 71,85% para ansiedade e 64,66% para depressão. Considerando o mercado total de medicamentos, os genéricos representam 35,44% de todos os medicamentos comercializados no país e, nestes 24 anos, já geraram uma economia de R$ 241 bilhões para os consumidores.

De acordo com o antigo presidente-executivo da PróGenéricos, Thiago Meirelles, existem mais de 20 casos de registros para a área de genéricos em andamento, para serem aprovados em 2023. “Para este ano, acreditamos que o genérico continuará cumprindo o seu papel em proporcionar o acesso da população a um tratamento seguro, eficaz e de qualidade por um preço mais acessível. Os genéricos, já são por lei 35% mais baratos do que os medicamentos de referência, mas, na prática, os descontos podem chegar a 60%. A economia gerada pelos genéricos para a população, desde que começaram a ser comercializados, foi de R$241 bilhões. Além disso, segundo pesquisa da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), 86,2% dos consumidores de farmácia entrevistados consideram os genéricos com alta confiabilidade, o que comprova que o consumidor entende a importância e o valor desses medicamentos”, conta Meirelles.

Confira a lista completa dos 20 medicamentos mais prescritos no MAT dezembro de 2022, segundo o Close-Up International:

ProdutosCategoria
GLIFAGE XRREFERÊNCIA
AMOXICILINAGENÉRICO
AZITROMICINAGENÉRICO
RIVOTRILREFERÊNCIA
LOSARTANGENÉRICO
ARADOISMARCA
ESCITALOPRAMGENÉRICO
CEFALEXINAGENÉRICO
ALPRAZOLAMGENÉRICO
ASTROMARCA
SERTRALINAGENÉRICO
H.C TIAZIDAGENÉRICO
CIPROFLOXACINGENÉRICO
SINVASTATINAGENÉRICO
ZOLPIDENGENÉRICO
CLONAZEPAMGENÉRICO
CLAVULIN BDREFERÊNCIA
QUETIAPINAGENÉRICO
AMOXI.CLAV.GENÉRICO
PREGABALINAGENÉRICO

Fonte: Close-up MAT dezembro/2022

Fonte: Guia da Farmácia