O Ciclo de Palestras “Farmacêutico Especialista” voltou a ser realizado na última quarta-feira, 17, com o tema Cuidados Farmacêuticos em Pacientes Hepatopatas. A apresentação ficou a cargo do Dr. Michel Silva Dantas, farmacêutico clínico da unidade de terapia intensiva e membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Estadual de Francisco Morato, na Grande São Paulo.
O farmacêutico, que é membro da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP, traçou um panorama sobre a fisiologia do fígado e as principais doenças que afetam o órgão, bem como aspectos relacionados a exames laboratoriais em hepatologia, manejo farmacológico das complicações do paciente cirrótico, ajuste de dose de fármacos em pacientes hepatopatas, medicamentos com potencial hepatotóxicos, entre outras informações.
Dr. Michel lembrou que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo são portadoras de cirrose hepática, número de pode estar subestimado já que cerca de um terço dos pacientes não sabem que têm a doença.
“Uma das principais alterações que ocorrem na cirrose é a hipertensão portal, causada pelo aumento na pressão da veia porta, vaso que drena todo o sangue proveniente dos intestinos para o fígado. Uma das maiores complicações é a formação de varizes no esôfago, um quadro que pode levar à morte de 20% a 40% nas primeiras semanas”, explicou o farmacêutico.
Fonte: CRF-SP