No próximo dia 31 de julho, a Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace Esperança) inaugurará em João Pessoa, na Paraíba, o primeiro laboratório de cannabis medicinal do Brasil regulamentado pela Anvisa.
Segundo Umberto Souza, gerente do laboratório, o novo espaço possui estrutura e equipamentos de última geração, especialmente projetados para a fabricação dos óleos medicinais da Abrace, organização sem fins lucrativos autorizada a plantar e a produzir produtos para famílias que precisam de tratamento com a Cannabis Medicinal, além de promover pesquisas sobre o uso da planta.
“O laboratório conta com quatro setores chave, gerenciados por farmacêuticos: o setor de produção, onde os óleos são fabricados; o setor de controle de qualidade, responsável por todas as análises das matérias-primas e dos produtos finais; o setor de logística industrial, que gerencia a movimentação desde a compra das matérias-primas até a distribuição dos produtos; e o setor de garantia de qualidade, que fiscaliza toda a fabricação, aplicando as normas e legislações da Anvisa”, explicou Souza.
Além disso, ele destacou que o laboratório possui uma estrutura física inovadora, com materiais que facilitam a limpeza e um sistema de ar projetado para a fabricação de medicamentos.
Aumento da capacidade produtiva
“Com os novos equipamentos, conseguimos aumentar nossa capacidade de produção para cinco mil frascos de óleo por lote, um salto significativo comparado aos 500 frascos produzidos anteriormente”, acrescentou.
O gerente também mencionou que novos equipamentos estão chegando, permitindo que todas as análises sejam feitas internamente, agilizando o processo de produção. “Com esses novos equipamentos, não precisaremos mais terceirizar as análises, o que tornará todo o processo mais eficiente”, finalizou Souza.
Cassiano Gomes, diretor executivo da Abrace Esperança, ressaltou a importância desse marco para a instituição.
“Este novo laboratório é um sonho realizado. Estamos entregando aos nossos associados um patrimônio de padrão internacional, atendendo todas as exigências da Anvisa e garantindo a qualidade dos medicamentos. Estou muito orgulhoso e ansioso para inaugurar este empreendimento social para a sociedade brasileira de pacientes que precisam desses medicamentos cada vez mais”, afirmou Gomes.
Fonte: Guia da Farmácia