Perguntas e respostas sobre credenciamento e renovação no Farmácia Popular

perguntas-e-respostas-sobre-farmacia-popular

 Principais dúvidas, perguntas e respostas sobre cadastro/credenciamento no programa Aqui Tem Farmácia Popular, da Caixa Federal e Ministério da Saúde, Governo Federal. 

Você possui alguma dúvida? Pergunte através dos comentários, nós ajudaremos você.

1-) Fiz o pré-cadastro mas não recebi nenhum e-mail, o que fazer?
Após ser feito o pré-cadastro, será enviado um email para o endereço indicado no cadastro, e através dele poderá ser concluído o credenciamento da Farmácia. Em alguns casos ocorre falha na comunicação, e o email não é enviado, ou vai para o Lixo Eletrônico/SPAM, enfim, se perde.
Nesses casos, deve ser solicitado o reenvio do email, dentro do prazo de 5 dias. Passados os 5 dias, deverá ser feito um novo pré-cadastro.
Conheça os POPs Farmácia Popular:  Padronize suas vendas, treine sua equipe e evite multas.


2-) Cadastrei com sucesso no SIFAP, mas perdi o prazo para entrega dos documentos na Caixa, o que fazer?
Existe um prazo de 30 dias para a entrega da documentação dos responsáveis legais e da empresa, na Caixa Federal, após o cadastro realizado com sucesso.

Após esse período, o cadastro ficará em aberto, e deverá ser concluído na janela de credenciamento ao programa, prevista para junho de 2014.


3-) Quando é publicado no Diário Oficial da União a conclusão do meu cadastro?
Depois que toda a documentação for entregue na Caixa e no Ministério da Saúde, passará por uma análise e após aprovação, será informada a situação no SIFAP, e um email será enviado, sobre a publicação no D.O.U.

 Em seguida à publicação do cadastro da empresa no Farmácia Popular, outro e-mail é enviado com as informações para configuração dos computadores que farão as vendas e a comunicação com o sistema do Governo.

Essa fase do processo pode ser demorada e atrasar por meses e até mesmo anos. Se sua farmácia se encontra com problemas de credenciamento ou com o cadastro bloqueado, entre em contato conosco, pois podemos ajudá-lo regularizar a situação.


4-) Minha Farmácia foi descredenciada, como retornar ao Farmácia Popular?
Farmácias descredenciadas que perderam seu cadastro no passado, após cumprir a pena podem voltar ao programa. É um processo especial, no qual é necessário refazer o cadastro da Matriz, e filiais, quando houver.

Nós da M2Farma possuímos experiência no retorno ao programa, após descredenciamento. Se esse é seu caso, entre em contato pois podemos ajudá-lo a voltar ao programa.

.
Se necessitar de ajuda com o programa Aqui Tem Farmácia Popular, conte conosco.
.
5-) Como funciona o processo e etapas do credenciamento no Farmacia Popular?
As farmácias que fizeram seu pré-cadastro em 2013, terão de concluir o cadastro e providenciar a documentação em uma agência da Caixa Econômica Federal.
Existe um prazo de 30 dias para a entrega dos documentos e o ideal é agilizar para que o processo saia mais rapidamente.

Após a aprovação pela Caixa, será emitido e assinado o termo RTA (Requerimento e Termo de Adesão), que deverá ser enviado ao Ministério da Saúde.

Quando os documentos forem aprovados, será publicado no Diário Oficial da União, e a Farmácia será comunicada e liberada para trabalhar com o Farmácia Popular.
Existe uma fila de processos nas Secretarias responsáveis, e todo o processo é lento, levando meses para se concluir cada etapa.

O acompanhamento é necessário para evitar a perda de prazos ou ficar com situação irregular no programa e não conseguir liberar o uso do Farmácia Popular.

6-) Quando será aberto de novo o cadastro no Farmácia Popular? 

O cadastro será aberto novamente em 2014, e as empresas que desejam se credenciar devem procurar regularizar sua situação desde já, junto ao M.S., Anvisa, Vigilância, e CRF.
Geralmente o credenciamento inicia em entre junho e julho, e o SIFAP aceita novos cadastros por cerca de 2 semanas. Tudo depende da meta que o Governo estabelece para cada ano.

separator

Somos uma empresa especializada em soluções em assuntos regulatórios para Farmácias e Drogarias.
Trabalhamos para facilitar a burocracia dos processos envolvendo o contato com Ministério da Saúde, ANVISA, CRF e Vigilâncias municipais.
Conheça o trabalho de consultoria para Farmácia Popular que realizamos:

servico-ASSESSORIATECNICA

Consultoria para Regularização no Farmácia Popular


O processo de cadastramento é longo e burocrático e podem ocorrer falhas que geram atrasos na conclusão do cadastro. Os problemas mais comuns são a falta de comunicação entre o Ministério da Saúde, como quando a empresa não recebe os e-mails com instruções e senhas, ou quando realiza o pré-cadastro e perde o prazo para enviar os documentos para a Caixa Federal, ou não envia o RTA. Há casos de perda de número do NIS e da senha para acessar o sistema SIFAP, entre outros.

Esses processos exigem tempo, conhecimento e dedicação para serem concluídos, e por isso a M2Farma presta consultoria para regularizar cadastros pendentes e irregulares no programa Farmácia Popular, orientando e acompanhando o caso de cada Farmácia junto ao Ministério da Saúde e Caixa Federal.

 Auxiliamos as farmácias a resolverem pendências e a concluir com sucesso o cadastro no Farmácia Popular.

Em 2013, o cadastro de novas farmácias ficou aberto por duas semanas. O sistema funcionou bem, e os cadastramentos ocorreram sem maiores problemas. Está temporariamente suspenso desde o dia 29/06/2013 em virtude da meta prevista para o ano já ter sido atingida.
Ainda podem iniciar o processo de credenciamento as farmácias localizadas nos municípios mapeados pelo Plano “Brasil Sem Miséria” que ainda não são abrangidos pelo Programa, conforme mapeamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Veja a lista das cidades.
Na Consultoria para Farmácia Popular, realizamos todas as etapas do cadastramento da farmácia no programa,  acompanhando de perto os processos, orientando  o responsável sobre os procedimentos e documentações necessários, além de dar todo o  suporte para dúvidas em todos os passos do processo, até a aprovação do cadastro. Você só acompanha o trabalho, através de relatórios enviados por e-mail, ou telefonemas.

A burocracia fica por nossa conta, e você poupa seu tempo e sua paciência.

 Trabalhamos também com a renovação anual de AFE, Alvará Sanitário, Certidão de Regularidade do CRF. POP´s, Manuais PGRSS, etc. Regularize agora a situação da sua farmácia, sem maiores preocupações.

 

Quer conversar sobre sua situação no programa Farmácia Popular? Nós ligamos para você, clique aqui.

Atendemos todo o Brasil. São mais de 1200 clientes satisfeitos espalhados por todos os estados brasileiros.
Nosso telefone de contato é (48) 3733-7690.