
Serão atualizados os valores de referencia de 22 medicamentos que possuiam valor acima da média de mercado. Foram ajustados produtos para tratamento de hipertensão arterial, diabetes mellitus e asma. A mudança passará a valer no dia 30 de abril de 2018.
Diversas entidades do setor farmacêutico e muitos empresários do setor estão insatisfeitos e preocupados com a continuidade do programa Farmácia Popular, já que com as mudanças os lucros das empresas credenciadas serão muito menores e nem sempre será viável dispensar os medicamentos. A incerteza sobre o futuro é grande.
A Portaria 739/2018 publicada hoje alterou a portaria de Consolidação nº 5/GM/MS publicada em 28/09/17 e seu anexo, que é a tabela com os valores praticados.
Consulte os novos valores que foram ajustados e alterados no Farmácia Popular acessando os links:
Link da nova tabela de preços: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=28/03/2018&jornal=515&pagina=96&totalArquivos=194
Link da portaria 739/2018: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=28/03/2018&jornal=515&pagina=95&totalArquivos=194
Veja um comparativo entre os preços antigos e novos nesta planilha: Abrir planilha
Importante destacar que a alteração de preços somente passa a valer a partir de 30 de abril de 2018. Até lá os valores praticados são os mesmos.
O sistema já está retornando a mensagem de erro “Medicamento não autorizado, valor unitário de venda da farmácia maior que o valor de referencia do ministério da saúde.” para as vendas feitas com o valor antigo.
Fonte: Diário Oficial da União
Leia mais sobre as auditorias do Farmácia Popular
Conheça os POPs Farmácia Popular, para padronizar tudo, treinar sua equipe com facilidade e evitar erros e problemas.

