Quando abrirá o credenciamento para o Farmácia Popular?

Falando sobre Farmácia Popular, esta é a pergunta que não quer calar: Quando ocorrerá a abertura para novos cadastramentos no Programa?

Tanta especulação só existe por que o Ministério da Saúde não faz uma publicidade sobre quando vai abrir o cadastro para novas farmácias. A abertura simplesmente acontece no site do SIFAP, sem aviso prévio nenhum. Ninguém também pode dizer com autoridade a data que irá iniciar o credenciamento de novas farmácias ou quanto tempo ficará aberto.

A única entidade com autoridade para responder essa pergunta, de fato, é o Ministério da Saúde. A última abertura oficial do Farmácia Popular foi em 2014. No ano seguinte a abertura ocorreu apenas para regiões do Brasil sem miséria. Em 2016 houve grande especulação da mídia nacional sobre o assunto; o Ministério da Saúde estava em fase de transição de diretoria, fato que dificultou o acesso às informações. Outro fato muito importante foi a abertura que ocorreu na noite do dia 30 de Dezembro, mas os cadastros não eram finalizados, por ser apenas um teste.

Na situação atual, vemos uma série de movimentações e declarações da nova diretoria do Ministério da Saúde, que caracterizam fortemente que em breve o programa deve aceitar novas farmácias. Em entrevista no fim de 2016, uma integrante do Farmácia Popular comentou que o governo considera um sucesso o resultado do programa e deseja ampliá-lo. Ainda recentemente, a FEBRAFAR comentou ter sido notificada a respeito da abertura do cadastro, veja a notícia aqui.

Quando vai ocorrer a abertura dos cadastros não é possível ter certeza, porém o cenário é favorável e os interessados devem continuar acompanhando o portal do programa.

 

Leia notícias relacionadas:

FEBRAFAR comunica sobre possível abertura de cadastros no Farmácia Popular
Entidade emitiu nota sobre comunicado do Ministério da Saúde.

Ampliação em R$ 80 Milhões recursos de medicamentos e repasse no Farmácia Popular
Verbas das unidades próprias serão realocadas para que 100% seja utilizada na compra de fármacos para população.

Aberta Renovação do Farmácia Popular 2017
Em um Comunicado Oficial Anvisa confirmou o início da renovação do cadastro e da documentação referentes ao ano de 2017.

Unidades próprias do Farmácia Popular devem acabar:
80% do valor do programa era custo administrativo para manter os postos. Na Bahia funcionam apenas as unidades de farmácias particulares credenciadas no programa.

 

A opinião dos especialistas da M2Farma é que estamos muito próximos de uma abertura. Nossa consultoria já possui uma lista de clientes que estão prontos para o credenciamento acontecer imediatamente após a abertura, graças a um sistema exclusivo de monitoramento.