Raia Drogasil inicia testes rápidos para covid-19

Iniciativa, que vai abranger ao menos 109 lojas situadas em diferentes regiões do Brasil, faz parte de uma série de ações da empresa cujo objetivo é transformar a farmácia em um local para cuidar da saúde na comunidade

A RD – Raia Drogasil S.A. iniciou a realização dos testes rápidos para detecção da Covid-19. O procedimento, que identifica se o paciente é reagente para IgG (memória imunológica) e IgM (infecção ativa/atual), já está sendo oferecido em 50 lojas e, será expandido para ao menos 109 unidades da Droga Raia e da Drogasil espalhadas por todo o Brasil. Os testes integram uma série de inovações em saúde que a empresa está implementando para fazer da farmácia um ponto focal de cuidados com a saúde primária na comunidade.

“Iniciamos a implementação do serviço pelas capitais, que são as localidades que concentram atualmente o maior número de casos de covid-19 no Brasil. Dessa forma, conseguimos contribuir com os esforços das autoridades de saúde para monitoramento e controle da pandemia”, explica Marcílio Pousada, presidente da RaiaDrogasil.

A disponibilização dos testes rápidos nas farmácias é uma medida de extrema importância para ajudar a conter a pandemia, já que em muitas localidades do País esses estabelecimentos são a única alternativa de testagem fora do ambiente hospitalar. “Mais do que nunca, a farmácia exerce um papel de protagonismo nos cuidados com a saúde e o bem-estar, pois está no dia a dia de todas as pessoas. Tanto é, que lançamos recentemente uma plataforma on-line chamada ‘Saúde em Dia’, pela qual as pessoas podem agendar teleconsultas não só relacionadas à covid-19, mas também de outras especialidades médicas, incluindo teleterapia”, destaca Pousada.

Testes da Covid-19 na Raia Drogasil

Fabricado pela Eco Diagnóstica, o teste comercializado pela RD custa R$ 140,00 e foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Saímos em busca dos melhores laboratórios, aqueles que tivessem os testes mais confiáveis do mercado, pois, para nós, é fundamental que o serviço seja realizado com a máxima qualidade e segurança”, acrescenta o executivo.

Para fazer o teste, o consumidor precisa, antes, agendá-lo pelo site da Droga Raia ou da Drogasil. Dessa forma, a RD quer evitar aglomerações nas lojas e garantir a segurança de clientes e funcionários. O procedimento, cujo resultado fica pronto em cerca de 20 minutos, é realizado por um farmacêutico em uma sala privativa e com a adoção de todos os protocolos de segurança. Antes do exame, o paciente passa por uma rápida entrevista para que o profissional de saúde entenda melhor suas condições e seus sintomas.

“É muito importante frisar que a farmácia adota protocolos muito rígidos para a realização dos testes e, por isso, é o ambiente mais adequado para que as pessoas que apresentem sintomas da covid-19 possam confirmar se estão ou não com a doença, sem a necessidade de se expor em um ambiente de pronto-socorro”, conclui Pousada.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário:

Blog M2Farma - Notícias do varejo farmacêutico brasileiro

📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: