Rede CVS é autorizada a fundir operação de farmácias com plano de saúde

A CVS Health, uma das maiores redes de farmácias do mundo, consolidou sua fusão com a empresa de planos de saúde Aetna, nos Estados Unidos. A fusão movimenta 69 bilhões de dólares e foi aprovada pela justiça americana com algumas condições.

Para que se una à rede de farmácias, a Aetna será obrigada a abrir mão da parceria que tem com o governo americano para fornecer medicamentos ao Medicare, gerido pelo estado.

A CVS é a última grande varejista de medicamentos dos Estados Unidos a firmar acordo com planos de saúde. Em setembro, o Departamento de Justiça americano aprovou a fusão entre a seguradora Cigna e uma das maiores concorrentes da CVS, a Express Scripts.

O The New York Times destacou que a onda de fusões entre seguradoras e varejistas de medicamentos pode significar uma melhora no atendimento e reduzir o custo para as empresas. Por outro lado, há críticas relacionadas a um possível aumento no preço dos remédios com a concentração do mercado (e dos dados captados pelas empresas) na mão de poucos players.

Preços ao consumidor

As varejistas de medicamentos tiveram uma larga margem de manobra ao longo de décadas para trabalhar o preço dos medicamentos junto à indústria farmacêutica nos Estados Unidos. O aumento no preço dos medicamentos causou insatisfação popular.

A preocupação é sobre uma provável concentração ainda maior do mercado. “Haverá organizações gigantescas”, disse Adam J. Fein, diretor-executivo do Drug Channels Institute, uma empresa de pesquisa, ao NYT.

Antes da fusão entre CVS e Aetna, os Estados Unidos já haviam presenciado a união da varejista OptumRx com a UnitedHealth Group, de planos de saúde. A Hino, que já comercializava planos de saúde em vários estados, está desenvolvendo sua própria operação de farmácia interna.

CVS no Brasil

No Brasil, a CVS adquiriu a rede de farmácias Onofre há cinco anos. A rede afirmou que, em breve, as drogarias terão seus nomes alterados para Onofre CVS Pharmacy e suas lojas passarão a ser mais automatizadas, com robôs e self-checkout. As primeiras mudanças estão acontecendo na unidade da Onofre na avenida Paulista com a rua Pamplona, região nobre de São Paulo.

Fonte Portal Varejo