São Pedro de La Paz, na Bolívia, economiza quase $100 mi com Farmácia Popular

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

(Texto atualizado em 10/01/2018 às 05:09 pm)

Em quase um ano e meio de operação, a Farmácia Popular Llacolén, que administra o município de San Pedro de la Paz na Bolívia, permitiu aos residentes economizar 98 milhões 818 mil 242 pesos. Um programa semelhante ao “Aqui tem Farmácia Popular” do Brasil foi implantado e já possui retorno positivo.

Roberto Aguayo, diretor de saúde municipal, explicou que o valor foi obtido de acordo com as vendas totais, que são de $ 157.852.518.

Dentre os medicamentos mais vendidos nas farmácias, estão o anticoagulante Xarelto, o Hipoglicemiante Galvus-met e inaladores como Symbicort e Seretide. As economias que o programa proporcionam variam de 23% a 71%. Até agora, o benefício já pode ser acessado por 5.094 cidadãos que estão registrados para uso de cerca de 519 tipos de medicamentos.

Mais de um terço dos beneficiários da Farmácia Popular são idosos, com duas ou três patologias diferentes. Daí a importância da orientação de um farmacêutico para o uso adequado das medicações. “Muitos cometem erros na administração de seus medicamentos durante o tratamento”, disse Matilde Hidalgo, farmacêutica da Farmácia Popular Llacolén.

O cuidado farmacêutico inclui a orientação necessária aos pacientes quando se trata de retirar sua medicação, educação, revisão de kits de primeiros socorros e oficinas para diferentes grupos da comunidade, tais como pessoas idosas, pais de crianças pequenas, entre outros.

 

Fonte: Diario Concepción

Qual sua opinião? Deixe seu comentário:



Palavras-chave , , ,
Farmácia Popular

Seja bem-vindo(a) ao blog da M2Farma.

Neste espaço reunimos notícias sobre assuntos regulatórios e o varejo farmacêutico.

Nosso trabalho é facilitar a burocracia técnica, saiba mais.

Siga-nos:

📫 Receba por e-mail

Receba as últimas notícias sobre varejo farmacêutico, ANVISA, Farmácia Popular e Convênios PBM direto no seu e-mail:





📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: