Segundo norma da ANVISA, farmácias devem ser climatizadas com ar condicionado

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Segundo-norma-da-ANVISA-farmacias-deveriam-ser-climatizadas-com-ar-condicionadoSob pena de multa, os estabelecimentos precisam se ajustar à norma, que vale para todo o Brasil

Em farmácias e drogarias, a importância de um aparelho de ar condicionado vai além do conforto proporcionado, pois os medicamentos precisam ser conservados em uma temperatura média entre 15°C a 30°C. Devido aos diferentes climas em cada região do Brasil, a não obediência dessa medida pode causar alterações na fórmula do remédio, levando à sua ineficácia.

Os estabelecimentos precisam se ajustar à norma sob pena de multa, com base na Resolução 44/2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre Boas Práticas Farmacêuticas. Por se tratar de um órgão federal, a exigência é válida para todo o Brasil. O alerta é para que as instituições tenham atenção especial com o tema. Segundo o diretor técnico da Associação Sul Brasileira de Refirgeração, Ar-cindicionado, Aquecedor e Refrigeração (Asbrav) Ricardo Vaz, muitos locais não cumprem essa medida por descaso ou falta de conhecimento.

“O desconhecimento e desinteresse público levam à desobediência desta e outras normas e resoluções. Há também a cultura do imediatismo, em que algumas pessoas entendem que a instalação de ar condicionado ou split pode gerar muitas despesas adicionais, sem lembrar das necessidades e benefícios contemplados”, afirma Ricardo Vaz.

Fonte: Consumidor-RS

Qual sua opinião? Deixe seu comentário:



Palavras-chave , , ,
Mercado farmacêutico, Legislação e regulamentações
0
Conectando
Por favor, aguarde...
Como podemos ajudar?

Envie uma mensagem com sua dúvida, logo retornaremos para você:

* Nome
* E-mail
Telefone
* Mensagem
Atendimento on-line

Como podemos ajudar?

Estamos on-line, fique à vontade para iniciar uma conversa com a M2Farma.

* Nome
* Email
Telefone
* Mensagem
Atendimento on-line
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?

📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: