Setor investe em medicamentos isentos de prescrição para ampliar faturamento

medicamentos mip otc sem prescricaoAs farmacêuticas estão ampliando os investimentos em linhas de medicamentos isentos de prescrição (MIP) para alavancar as vendas. Com crescimento constante nos últimos anos, o segmento vem ganhando relevância na estratégia das empresas do setor.

“O mercado de MIP cresce um pouco mais quando comparado ao restante do setor farmacêutico, padrão que deve se manter nos próximos anos”, avalia o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip), Jonas Marques. Para ele, a quantidade de inovações em produtos e o preço baixo em relação aos medicamentos que exigem prescrição ajudam a explicar esse avanço em ritmo mais acelerado. “Considerando o fato de que esse mercado ainda não está consolidado no País, então temos muito espaço para crescer”, afirma.

A diminuição da renda dos consumidores, entretanto, tem impactado a demanda por esses medicamentos e, em 2015, o avanço deve ser mais fraco quando comparado a anos anteriores.

“As empresas sofrem com os mesmos problemas de todo o setor farmacêutico, como o impacto da desvalorização do real sobre os custos com a importação de matéria-prima. Mas mesmo com uma desaceleração do consumo, a categoria ainda cresce dois dígitos”, diz o executivo.

Fonte: DCI