Acesso ao SNGPC indisponível e fora do ar

Nos últimos dias, identificamos uma falha no acesso ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, o SNGPC da Anvisa, ficando impossível entrar no sistema para realizar o envio de informações e movimentação para lançar a entrada e saída de produtos controlados. Dessa maneira, a falha no acesso impede ou responsável ou farmácia de acessar e realizar o trabalho. 

Por esse motivo a Anvisa e as agências de vigilância sanitária municipais e regionais já declararam que não será cobrada a regularidade do SNGPC no momento, devido ao problema de acesso.  Nenhuma farmácia ou drogaria poderá ser multada ou penalizada por questões relacionadas à atraso ou não uso e relatórios do SNGPC.

Acreditamos que o motivo do erro para acessar ao SNGPC seja devido a nova forma de login que o governo federal vem adotando, relacionada ao novo Portal do Governo Federal www.gov.br, que inclui todos os sistemas e portais de todos os Ministérios e serviços governamentais entre eles a Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Declaração sobre o SNGPC com erro de acesso

Não houve nenhuma declaração oficial da Anvisa sobre o problema, portanto a causa real ainda é desconhecida.  Os interessados devem acompanhar o sistema tentando realizar o acesso para que posso regularizar o envio das informações no SNGPC.

O sistema SNGPC da Anvisa tem como principal objetivo, monitorar a dispensação de medicamentos do Brasil, promovendo mais segurança e rastreabilidade para identificar a causa de possíveis erros. O sistema vem passando por evolução desde sua criação em 2004, e essa mudança no acesso é mais uma das melhorias promovidas pela ANVISA.

.