Site oficial do Farmácia Popular em novo endereço

O site oficial do programa do governo federal Aqui Tem Farmácia Popular, que até o fim do ano de 2020 costumava ser acessado pelo endereço oficial www.saude.gov.br/acoes-e-programas/farmacia-popular atualmente encontra-se em fase de migração e apresenta dificuldade e confusão no acesso. 

Ao ser acessado, o endereço acima redireciona o visitante para o site base do Ministério da Saúde, que não possui muitas informações sobre o programa.

O Governo vem migrando todos os portais e sites de programas federais para um portal único, o www.gov.br, que reunirá de forma integral programas federais, ministérios, e afins. O site gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do governo federal, que possui o objetivo de tornar a experiência do cidadão mais simples e rápida. 

Com prazo de conclusão para fim do ano de 2020, a integração e migração de todos os portais e sites para o novo endereço, está atrasada e ainda não foi concluída, tornando a consulta e pequisa em muitos casos confusa e complicada, como é no caso do programa Farmácia Popular, cujo site oficial agora está em endereço provisório e com acesso comprometido. 

Com o acesso dificultado, muitas farmácias e drogarias acabam tendo problemas para buscar informações oficiais e atualizadas em relação ao programa FP, como por exemplo, listas atualizadas de medicamentos e preços, informes, comunidados e avisos oficiais, entre outras informações. 

Novo endereço do FP 

O novo endereço do portal oficial do Farmácia Popular aparentemente será o https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/farmacia-popular, endereço que já está disponível no ambiente gov.br porém de forma incompleta, pois ainda não exibe todas as informações que podiam ser encontradas no antigo site oficial do programa. 

A orientação é para que os interessados, principalmente pacientes, farmacêuticos, proprietários de farmácias ou drogarias e profissionais do ramo farma, acompanhem o endereço oficial atual para receberem as últimas notícias do programa. 

Endereço antigo do site do Farmácia Popular 

Para amenizar um pouco a situação, o governo liberou o acesso provisório ao antigo site do programa, que ainda reúne informações e atualizações sobre o Farmácia Popular, sendo o seu acesso fundamental aos participantes do convênio. O endereço antigo é o seguinte: https://antigo.saude.gov.br/acoes-e-programas/farmacia-popular e poderá ser acessado de forma temporária, até que a migração ao novo portal gov.br sera concluída com sucesso. 

O site antigo do programa continua sendo atualizado e é atualmente a fonte oficial de informações e conteúdo do programa. 

Não existe ainda uma previsão para conclusão desta migração, uma vez que o único prazo fornecido oficialmente foi dezembro de 2020 e não houve mais comunicado nesse sentido. Cabe aos interessados monitorar e acompanhar os links citados neste post para estarem à par dos novos endereços assim que forem disponibilizados. 

Nossa equipe está à disposição para auxiliar caso você encontre dificuldades. Conte com nossos especialistas em Farmácia Popular, PBMs, ANVISA e afins, acesse www.m2farma.com