A maior parte da renda das farmácias não vem da venda de remédios. Essa informação pode parecer muito estranha para o público, mas já é consenso entre donos de farmácias e farmacêuticos. Como efeito, é por isso que existe a combinação de dois negócios, como é o caso de farmácia e perfumaria.
Esse tipo de sistema funciona com alimentação mútua. Destarte, aqueles que buscam por remédios, podem acabar se interessando por artigos de perfumaria. De forma semelhante, quem veio atraído pela ala de perfumaria saberá onde comprar sua medicação quando necessário.
No entanto, não basta oferecer qualquer produto de perfumaria aleatoriamente. A junção de farmácia e perfumaria requer um estudo e pesquisa para saber que produtos oferecer ao público. Tudo isso para criar um negócio saudável, sustentável e lucrativo.
Dessa forma, neste artigo, iremos apresentar uma lista de produtos básicos que você precisa ter na sua perfumaria. Além disso, iremos dar dicas essenciais para que você consiga tirar o máximo proveito dessa opção. Assim, sigamos ao artigo:
Farmácia e perfumaria: a lista dos 25 produtos mais vendidos
Com efeito, quando falamos em perfumaria, a primeira imagem que vem à mente são perfumes. No entanto, esse setor está longe de ser composto apenas por esses produtos.
Na verdade, entende-se por perfumaria todos os produtos de cuidados pessoais e de higiene. Assim, podemos incluir nesse grupo shampoos, sabonetes, maquiagens, cremes faciais, hidratantes, desodorantes, produtos de higiene bucal, fraldas e demais artigos do gênero.
Destarte, alguns especialistas indicam que esse grupo é responsável por até 80% da renda de uma farmácia. No entanto, para não ficar com mercadoria encalhada, você precisa pesquisar bem que tipo de produtos irão para a sua prateleira. Para tanto, siga estas dicas:
Farmácia e perfumaria (os mais vendidos): #1 – mantenha estoque de produtos básicos e necessários
Existem alguns produtos que são de uso diário e, costumeiramente, são comprados em farmácias ou supermercados. Com efeito, esse é o caso de alguns artigos para alimentação e manutenção de bebês. Assim, é por isso que você sempre deve ter nas sua prateleiras alguns desses artigos:
- Fralda descartável infantil;
- Colônia infantil;
- Shampoo infantil;
- Brinco infantil;
Ofereça variedade de marcas para que o seu cliente tenha um bom leque de preços. Assim, você poderá atrair vários tipos de público.
Nos últimos anos, produtos de maquiagem tem se tornado presentes em muitas farmácias pelo país. Dessa forma, a dica aqui, porém, é não complicar demais. Assim, opte por produtos básicos e deixe os mais caros e específicos para lojas especializadas. Abaixo, confira a lista dos produtos mais vendidos em todo o Brasil no nicho feminino:
- Creme hidratante para rosto (Nivea);
- Máscara de cílios (Maybelline);
- BB cream para a região dos olhos (L’Oréal);
- Batom matte gloss;
- BB cream 5 em 1 (Nivea);
- BB cream FPS 50 (La Roche-Posay);
- Tintura para cabelo (Diversas marcas);
- BB cream com FPS 30 (L’Oréal);
- Combo: shampoo + condicionador (Pantene);
- Shampoo + condicionador (Seda);
Por último, segue a lista de outros produtos que compõem a lista dos mais vendidos de farmácia e perfumaria:
- Sabonete líquido para o corpo (Nivea);
- Protetor labial sabor melancia (Nivea);
- Desodorante feminino (Nivea);
- Lenço umedecido para corpo (Diversas marcas);
- Lenço umedecido para rosto (Diversas marcas);
- Protetor solar FPS 50 (Sundown);
- Desodorante masculino (Nivea);
- Absorvente higiênico (Always);
- Protetor diário (Always);
- Fio dental (Diversas marcas);
- Fralda descartável adulto (Diversas marcas);
#2 – Teste as novidades
Atualmente, as blogueiras e influenciadoras digitais têm grande influência na opinião e decisão de compra das pessoas. Inclusive, isso já foi tema de um trabalho de conclusão de curso. Existe, pois, uma forma de aproveitar isso para fazer mais vendas.
Escolha alguém da sua equipe para acompanhar as novidades em maquiagens e demais produtos que são anunciados. Após, ofereça-as na sua farmácia e acompanhe o desempenho de cada um do produto.
Dessa forma, para que essa estratégia seja mais eficiente, divulgue os novos produtos nas redes sociais da farmácia. Além disso, outra forma de divulgá-las é colocá-las em destaque nas vitrines e gôndolas da sua farmácia.
#3 – Converse com profissionais
Para montar estratégias de vendas e divulgações, é sempre bom contar com o apoio de profissionais. Isso garantirá maior resultados e lucros para o seu negócio. Assim, nós, da M2Farma, oferecemos um serviço de consultoria específica para o seu negócio.
Fale, pois, com um dos nossos representantes e conheça nossas soluções clicando no botão abaixo: